segunda-feira, dezembro 05, 2005


A Posição da Bola


Uma Bola correctamente posicionada é necessária para um contacto certo no impacto. A localização da bola de golfe afecta tanto o alinhamento dos seus ombros como a inclinação do seu swing. Se a bola está demasiado adiantada em relação ao posicionamento dos seus pés (na diracção do pé esquerdo), terá de virar o seu tórax na direcção do alvo, para que consiga bater por detrás da bola com a cabeça do taco. Isto faz com que "abra" os seus ombros e, como o taco roda para onde os ombros apontam, vai seguir uma direcção inclinada e de for a para dentro.
Se colocar a bola demasiado atrás em relação à sua posição de batimento (na direcção do seu pé direito), o seu tórax terá de apontar para a direita do alvo, "fechando" os seus ombros, o que dará origem a um batimento de dentro para for a. E isso também não é o que deseja.
Com um ferro , o contacto entre a cabeça do taco e a bola ocorre antes de chegar ao final do arco do swing. Por isso, a bola deve ser colocada no centro, em relação à sua posição de batimento. Com uma madeira de fairway vai bater na bola ligeiramente acima, por isso certifique-se que a bola está posicionada mais à esquerda em relação à sua posição de batimento. Quando estiver a utilizar a posição driver, certifique-se que a bola está do lado de dentro em relação ao seu calcanhar esquerdo e que 60% do seu peso está do lado direito. Isto ajudará a manter os seus ombros alinhados na posição de set-up e dar-lhe-á a sensação de jogar de uma posição elevada, com o ombro direito ligeiramente mais baixo que o esquerdo .
No tee: Quando utiliza os seus ferros a partir da zona do tee , as regras permitem que coloque a bola sobre um tee. Mas tenha cuidado, para não colocar os seus ferros ou madeiras de fairway demasiado altos nesse caso. Se isso acontecer, vai ter um contacto demasiado elevado na cabeça do seu taco e bater bolas demasiado fracas e para cima. A altura correcta no tee para um ferro ou uma madeira fairway é ligeiramente acima do solo, de modo que a parte estreita do tee possa caber entre a relva e a bola.

A altura do tee para o seu driver deve ser de modo a que metade da bola esteja acima do topo da cabeça do taco. Uma bola boa e alta no tee vai encorajá-lo a bater nela "dentro" da linha do alvo. Para conseguir uma maior distância, tente deixar o tee no chão quando bate a bola.

O batimento baixo
Circunstâncias estranhas, como o vento ou as árvores no seu caminho, obrigam-no a manter a bola baixa. Pra conseguir um batimento baixo, é necessário alterar a sua posição de set-up. Coloque a bola atrás da sua posição de batimento (na direcção do seu pé direito). Agarre bem o taco e certifique-se que as suas mãos estão ligeiramente para a frente da bola, na direcção da sua perna esquerda. Quando faz o movimento com a bola mais atrás, a cabeça do taco e os seus ombros alinham-se automaticamente com o lado direito do alvo. Isto também faz com que movimente o seu peso para o lado esquerdo, o que ajuda a reduzir o seu backswing e a ter maior controlo.
O swing em si mesmo constitui simplesmente um movimento de ¾, já que o peso se mantém no lado esquerdo durante todo o movimento.
Acabar baixo para o batimento baixo: As regras gerais para um batimento baixo são o ritmo e a execução do seu swing. A maioria dos golfistas bate a bola com demasiada força nesta situação e, assim, a bola subirá demasiado. Bata suavemente e termine com as suas mãos, cotovelos e cabeça do taco abaixo dos seus ombros.